Como montar meu curriculum

Por Tem trabalho , Publicado em 27/10/2021

No mundo do “Trabalho” os recrutadores recebem inúmeros currículos e os mesmos, por muitas vezes, são muitos extensos ou com poucas informações, o que acaba dificultando na hora da seleção desses perfis para o preenchimento das futuras vagas de empregos.

Aqui você encontra algumas dicas que poderão te ajudar na hora de preencher seu currículo!!!


Como preencher um currículo com POUCA EXPERIÊNCIA?

1ª - Coloque as suas informações pessoais como: Nome completo; Telefones para contato; E-mail; Endereço; Estado civil; Disponibilidade de horário.

2ª - Coloque o seu objetivo principal: Aqui você deve deixar claro o motivo pelo qual você deseja trabalhar nessa empresa, quais são os seus objetivos a serem alcançados.

3ª - Apresente toda a sua formação escolar e/ou acadêmica e também acrescente cursos; palestras; capacitações.

4ª - Apresente seus trabalhos como autônomo, trabalhos voluntários e etc. Não se esqueça de acrescentar o período trabalhado em cada experiência. Caso não tenha nenhum tipo de experiência, deixe claro de que esse seria o seu primeiro trabalho e que gostaria de uma oportunidade para aprender e se desenvolver profissionalmente por meio da empresa do qual está interessado colaborando para o crescimento da mesma.

5ª - Por fim, mencione suas principais qualificações, sejam pessoais ou profissionais, do qual você acredita que te auxiliarão para o desenvolvimento do possível trabalho.


Como “RESUMIR” um currículo com MUITA EXPERIÊNCIA?

1ª - Coloque as suas informações pessoais como: Nome completo; Telefones para contato; E-mail; Endereço; Estado civil; Disponibilidade de horário.

2ª - Coloque o seu objetivo principal e acrescente suas qualificações pessoais/profissionais de forma objetiva e resumida. Aqui você deve deixar claro o motivo pelo qual você deseja trabalhar nessa empresa e quais as suas habilidades principais que poderão te auxiliar no preenchimento do novo cargo.

3ª - Apresente sua formação escolar e acadêmica de forma resumida: Instituição e ano de formação. Se julgar relevante, acrescente curso e outras formações adicionais.

4ª - Se achar importante, apresente suas experiências em tópicos (as que não possuem relação com a vaga) apenas com a função, período e local de trabalho. Já as experiências que possuem relação direta com a nova vaga a ser preenchida, devem conter: CARGO; TAREFAS DESENVOLVIDAS; PERÍODO EM QUE TRABALHOU; EMPRESA. Busque usar palavras chaves e de forma objetiva para descrever cada experiência. Lembre-se do que a empresa busca e o que você pode oferecer.


Formatações?

Você sabia que uma formatação “NÃO CONVENCIONAL” pode te prejudicar na hora de ser selecionado para uma vaga? A escolha de um candidato começa desde o momento da entrega do seu currículo. Os recrutadores observam a organização das informações; erros gramaticais; a forma em que é entregue (envelope, dobrado, amassado) e etc.


Abaixo confira algumas dicas para não cometer esses erros na hora de preencher o seu!

• Utilize fonte Arial ou Times New Roman (certifique-se de que todo o currículo está com a mesma letra e tamanho de letra).

• Use o tamanho 11 ou 12.

• O papel deve ser sempre na configuração de uma A4 e de cor branca.

• Não utilize letras coloridas, prefira utilizar a cor preta no texto.

• Para destacar os títulos de cada parte do currículo use o negrito.

• Palavras em inglês ou outras línguas use o Itálico.


Como fazer?

Atualmente as principais ferramentas de auxilio para digitar o seu currículo são:

• Word para digitação;

• PDF Reader- Para visualização ou Chrome;

• Infográficos- Canvas.

Ainda não tem um currículo? Baixe nosso modelo CLICANDO AQUI em seguida preencha e pronto! Envie para as vagas de seu interesse.


Compartilhe este artigo: